Depressão da mãe leva publicitária a criar feira com foco em saúde mental; 4ª edição acontece neste sábado
A depressão da mãe levou a publicitária Karoline Martins, 32, a criar uma feira de artesanato com rodas de conversa sobre saúde mental.
A Criativa Mente, que terá sua quarta edição neste sábado (14), tem como objetivo dar visibilidade aos transtornos mentais e reduzir o preconceito em relação à doença em bate-papos descontraídos.
Em 2017, Helena Martins foi demitida do emprego. Segundo Karoline, o episódio ajudou a desencadear um quadro depressivo em sua mãe, que quase não saia mais de casa.
Para tentar ajudá-la a se animar, Karoline reaproximou Helena de um paixão antiga: o artesanato de bijuterias, um trabalho que ela sempre desenvolveu paralelamente ao de analista de atendimento, antes da demissão.
Em dezembro daquele ano, Karoline conseguiu fazer a mãe sair de casa e participar de uma feira para vender suas peças.
“Só o fato de ela sair já foi uma vitória”, lembra a publicitária. “Mas é muito caro participar de um evento desses como expositor, as feiras costumam cobrar taxa de inscrição de R$ 300.”
Então Karoline teve a ideia de criar seu próprio projeto. “Tudo aconteceu com o apoio de pessoas que têm alguma relação com a causa”, revela.
Desde a criação do logotipo do projeto às apresentações musicais que acontecem nos eventos, tudo é feito em parceria com amigos que sofrem ou que já sofreram de depressão ou que tenham alguém na família que sofra de transtornos mentais.
A curadoria é feita por Helena, que entra em contato com os expositores, conta sua história (ela ainda está em tratamento contra a depressão), e dá preferência a artesãos que tenham relação com a causa.
“Tentamos fazer um preço acessível aos artistas. Nesta edição, por exemplo, estamos cobrando uma taxa de R$ 200, bem menor do que a da maioria das feiras”, conta Karoline.
A primeira edição aconteceu em abril deste ano, em Pinheiros, e depois já passou pela Mooca e pelos Jardins, sempre em locais fechados. A ideia, diz Karoline, é no futuro montar a feira em praças públicas.
Neste sábado, o evento será no LayBack Park, em Pinheiros, e terá 20 expositores que venderão de roupas e acessórios a comidinhas e bebidas.
A roda de conversa começa às 14h com a apresentação de Karoline Martins. Em seguida, participam o terapeuta junguiano Fabio Sousa e a publicitária Marcela Sabiá, que falam sobre saúde mental, em parceria com o grupo Sampa Talks.
O público é convidado a ouvir e falar sobre suas experiências com os transtornos mentais.
“A gente começa a se curar por meio da fala, né? A gente começa a se abrir”, observa Karoline.
Depois há apresentações musicais de pop e MPB com a cantora Chanell e o produtor musical Dreicon.
Projeto Criativa Mente, 4ª edição
Quando Sábado (14), das 11h às 19h (roda de conversa com Fabio Sousa e Marcela Sabiá, das 14h às 15h30; apresentações musicais, das 16h às 18h)
Onde Espaço LayBack Park, rua Padre Carvalho, 696, Pinheiros, região oeste de São Paulo
Quanto Entrada gratuita