Do parque para o ambiente virtual, Escuta na Grama promove atendimento online neste domingo

O Escuta na Grama, projeto que oferece atendimento psicológico gratuito, promoverá um plantão online neste domingo (26), das 9h às 12h.

Para participar, basta enviar uma mensagem privada pelo perfil no Instagram do projeto, no dia do evento, entre 9h e 11h. O administrador fará um cadastro do paciente e irá encaminhá-lo para um dos psicólogos disponíveis.

Os atendimentos virtuais são feitos por meio da plataforma Zoom, então é preciso que o usuário instale o serviço em seu aparelho.

Desde março, quando começou a quarentena provocada no novo coronavírus em São Paulo, os plantões psicológicos que eram realizados no último domingo de cada mês no parque Ibirapuera, na zona sul da cidade, passaram a ser feitos no ambiente virtual.

A psicóloga Pamela Décourt, 29, idealizadora do projeto, conta que a procura por atendimento aumentou durante a pandemia.

“Tanto pela questão do sofrimento causado pelo isolamento social e por questões particulares que emergiram com isso, quanto pela facilidade do atendimento online. Teve mais procura de pessoas que moram mais longe ou fora da cidade”, diz Pamela.

A equipe do Escuta na Grama conta com seis psicólogos. A cada plantão cerca de 15 pessoas são atendidas individualmente.

O projeto surgiu em fevereiro de 2019. Desde então, até o início da quarentena, todo último domingo do mês o grupo ia ao parque Ibirapuera, sentava em cangas estendidas na grama e levantava a placa com a frase “Plantão psicológico”. Aí, era só esperar os pacientes se aproximarem.

A ideia surgiu como uma forma de levar atendimento psicológico à população. “Sempre pensei que um plantão psicológico deveria ser tão comum e acessível quanto um plantão em hospitais, para emergências físicas. Por que não para emergências do âmbito emocional e psíquico? Minha ideia, desde o começo, era o voluntariado, para ser acessível à população. E em um local aberto e com maior possibilidade de contato”, explica Pamela.

“A psicologia ainda é um setor entremeado de muito tabu, sabemos disso. Faz parte da nossa postura, enquanto profissionais da saúde, sairmos das quatro paredes e irmos até as pessoas.”

Pamela conta que para a maioria das pessoas atendidas pelo grupo o plantão do Escuta na Grama é o primeiro contato que elas têm com um tratamento psicológico.

Para quem gosta da experiência e deseja continuar, a equipe indica locais que oferecem psicoterapia sem custo ou por valor social.

Apesar de o plantão online estar dando certo, o grupo pretende voltar para a grama assim que todos se sentirem seguros para fazer o atendimento presencial.

A novidade é que o Escuta na Grama está ampliando a equipe de psicólogos para promoverem plantões no parque Ibirapuera e também no Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo. Nos dois, os atendimentos serão sempre no último domingo do mês, no mesmo horário.

Sobre as sessões online após o fim da quarentena, Pamela revela que o grupo ainda está estudando se elas serão continuadas ou se o Escuta na Grama voltará a acontecer apenas presencialmente. “Por ora, acertamos que vamos utilizar o ambiente virtual quando chover. Antes da pandemia, o nosso plano B era a marquise do Ibirapuera, que nunca precisou ser usada”, diz.

Escuta na Grama
Quando Domingo (26), das 9h às 12h
Onde Atendimento online pela plataforma Zoom
Inscrição Enviar mensagem privada pelo perfil do projeto no Instagram (@escutanagrama), no domingo, entre 9h e 11h
Quanto Gratuito