Instituto inicia campanha para Setembro Amarelo com cartilhas, baralho para educadores e workshop para profissionais da mídia

O instituto Vita Alere, que desenvolve projetos e pesquisas relacionados à saúde mental, deu início, na segunda-feira (17), à campanha para o Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

O grupo publicou em seu site a cartilha Mapa da Saúde Mental, que reúne em 30 páginas informações sobre como identificar alguém que precisa de ajuda, como a pessoa em sofrimento pode pedir esse apoio e como funcionam –e quando procurar– o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental), os hospitais psiquiátricos e outros lugares que oferecem atendimento psicológico e psiquiátrico.

“O objetivo é orientar tanto a família e amigos quanto as próprias pessoas que estejam passando por momentos difíceis”, diz Karen Scavacini, psicóloga e fundadora do Vita Alere.

Entre os sinais de que algo não está bem estão a tristeza persistente, a perda de interesse por atividades que antes geravam prazer, irritação ou agressividade sem motivo e o tédio constante.

O material também informa quais são os principais sintomas da depressão, da ansiedade, da síndrome do pânico, do transtorno afetivo bipolar e da síndrome de burnout.

Essas explicações, no entanto, não devem substituir uma consulta a um psicólogo ou psiquiatra, esclarece Karen.

A cartilha traz orientações sobre como profissionais da mídia devem abordar o tema –não divulgar o método utilizado e cartas deixadas são algumas delas– e também para professores, que muitas vezes são os primeiros a identificar o sofrimento emocional de um aluno.

A iniciativa do Vita Alere faz parte do mapa da saúde mental, plataforma lançada pelo instituto em maio deste ano com endereços e contatos de serviços gratuitos de psicologia e psiquiatria.

O mapa da saúde mental, que teve apoio técnico do Google, traz um catálogo virtual, com contatos para atendimento online, e um mapa presencial, com endereços de Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental ), hospitais psiquiátricos, ONGs e clínicas de faculdades.

O site também indica o atendimento de acordo com o tipo de paciente: para o público em geral, para profissionais da saúde e para grupos específicos, como pessoas que perderam parentes e amigos por Covid-19idososgestantes e adolescentes.

Após a publicação da cartilha, a próxima ação do Vita Alere para a prevenção do suicídio será em setembro, quando o instituto irá disponibilizar em seu site um baralho para download gratuito.

O baralho será voltado para pais e educadores que se deparam com o desafio de conversar com crianças e adolescentes sobre temas como depressão, bullying e comportamento suicida.

As cartas terão 40 perguntas que podem ser feitas aos jovens, como “Você já sentiu vontade de se machucar?”, “Você tem algum segredo que traz sofrimento ou angústia?” ou “Você já quis ‘sumir’ em algum momento?”

Cada uma dessas questões vem com uma sugestão de resposta para o responsável dar à criança ou ao adolescente e desenvolver o diálogo.

“O baralho virá com orientações para que pais e professores possam abordar temas de saúde mental com filhos e alunos e também saibam identificar possíveis problemas emocionais”, diz Karen.

Outra iniciativa lançada pelo instituto é uma cartilha de posvenção, que é o trabalho voltado para pessoas que perderam amigos e entes queridos para o suicídio.

A apostila Posvenção – Orientações para Cuidado ao Luto por Suicídio também tem 30 páginas, traz textos sobre o impacto que essa morte causa na família e o tabu que envolve o assunto. Também há dicas sobre grupos de apoio e sugestões de filmes e livros sobre o tema.

O Vita Alere também irá promover, no dia 1º de setembro, um workshop online gratuito para capacitar profissionais da mídia sobre como falar de forma segura sobre o suicídio. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas no site de eventos Sympla.

O evento terá a participação de Karen e da jornalista Camila Appel, autora do blog Morte sem Tabu, da Folha, entre outros profissionais.

 

Instituto Vita Alere
Cartilha Mapa da Saúde Mental: faça o download aqui
Cartilha Posvenção – Orientações para Cuidado ao Luto por Suicídio: faça o download aqui
Mapa da Saúde Mental: acesse aqui
Workshop sobre como falar sobre suicídio na mídia, 1/9, das 9h às 11h: faça inscrição aqui