Instagram e Vita Alere promovem festival online sobre saúde mental voltado para público jovem

O Instagram e o Vita Alere lançam nesta quinta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a segunda edição do Festival Amarelo, uma programação de atividades artísticas e conversas sobre saúde mental que acontecerão online e serão transmitidas pelo perfil do instituto na rede social.

“A ideia do festival é falar sobre saúde mental para o público jovem e adolescente e estimular que eles expressem seus sentimentos. Para isso, trazemos artistas que abordam o tema da valorização da vida por meio da música, da dança, da poesia e do desenho”, diz a psicóloga Karen Scavacini, idealizadora e cofundadora do Vita Alere.

A abertura do evento será às 18 h com uma live com Karen. Depois da fala da psicóloga, o rapper Marcello Gugu encerra com um pocket show.

Até o dia 30, serão oferecidas aulas de dança, de desenho e de poesia, além de bate-papos com artistas ao longo do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. Após cada transmissão ao vivo, os vídeos ficarão disponíveis no IGTV do instituto.

Participam do festival o ator e ilustrador Jonathan Faria, a escritora e psicóloga Maysa Muniz e o dançarino Diego Hazans. Cada um deles tomará conta do perfil do Vita Alere por 24 horas, publicando conteúdo em formato stories. Após cada “take over”, os artistas conversarão ao vivo com Karen sobre o papel das artes na saúde mental.

Em 2019, o Festival Amarelo aconteceu presencialmente com alunos de escolas públicas na Unibes Cultural, no Sumaré, na zona sul de São Paulo. O rapper Emicida fez o show de encerramento.

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento foi levado para o ambiente virtual.

Natália Paiva, diretora de políticas públicas do Instagram na América Latina, explica que a parceria com o Vita Alere é uma das ações da empresa para incentivar o uso responsável da rede social.

“Com essa parceria com o Vita Alere, com o embasamento que o instituto tem sobre psicologia, queremos compartilhar conteúdo de qualidade e mensagens positivas sobre saúde mental, potencializando a característica jovem e de leveza do Instagram”, diz Natália.

“O objetivo é focar essa relação mais saudável do usuário com a rede social”, afirma.

A diretora também ressalta a importância de ferramentas no Instagram que evitam que o usuário entre em contato com mensagens negativas e de bullying, como ativar o filtro que oculta comentários ofensivos automaticamente ou selecionar manualmente quais palavras ou frases devem ser bloqueadas em suas publicações.

Outro recurso da rede social ocorre quando um usuário faz uma busca por hashtags sensíveis como suicídio ou anorexia, por exemplo, e recebe a mensagem “Podemos ajudar?”, que pode direcioná-lo para o telefone do CVV (188) ou para dicas de autocuidado.

No dia 29, véspera do encerramento do evento, o adesivo de perguntas ficará disponível nos stories do Vita Alere para que os jovens enviem suas perguntas.

Festival Amarelo
Programação completa para acompanhar online no perfil do Vita Alere no Instagram
10/9, às 18 h: Ao vivo com Karen Scavacini + pocket show com Marcello Gugu (@marcellogugu)
16/9, às 18 h: Aula de desenho com Jonathan Faria (@jonathanfariaatoroficial) + take over do perfil @vitaalere
17/9, às 18 h: Ao vivo com Jonathan Faria + Karen Scavacini
21/9, às 18 h: Aula de poesia com Maysa Muniz (@afetointerestelar) + take over do perfil @vitaalere
22/9, às 18 h: Ao vivo com Maysa Muniz + Karen Scavacini
24/9, às 18 h: Aula de dança com Diego Hazan (@diegohazans) + take over do perfil @vitaalere
25/9, às 18 h: Ao vivo com Diego Hazan + Karen Scavacini
30/9, às 18 h: Ao vivo de encerramento com Karen + Jonathan, Maysa e Diego