Impaciente pela vacina? Veja dicas simples para acalmar a mente e diminuir a ansiedade durante a pandemia
A expectativa pela criação de uma vacina contra o novo coronavírus, a insegurança sobre as mudanças causadas pela pandemia no mercado de trabalho e o isolamento social durante a quarentena podem aumentar a ansiedade e a sensação de estar com a mente agitada.
Em maio, uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou alterações de comportamento na população brasileira durante as primeiras semanas da quarentena.
Aumento de sintomas depressivos, de ansiedade e de consumo de cigarros e de álcool foram relatados pelos participantes.
Outro estudo feito por cientistas da Unicamp, da UFMG e da Fiocruz, divulgado em julho, mostrou que mais de 50% da população adulta do estado de São Paulo afirmou sentir ansiedade com frequência desde o início da pandemia.
Para acalmar a inquietação provocada pelo cenário de insegurança, a mentora de meditação e fisiologista Debora Garcia sugere seis dicas simples para relaxar.
Se a ansiedade e a agitação forem persistentes o indicado é procurar um psicólogo ou psiquiatra.
O instituto Vita Alere, que desenvolve projetos e pesquisas relacionados à saúde mental, lançou em maio um site que mostra onde e como buscar serviços gratuitos de psicologia e psiquiatria.
A plataforma traz um mapa virtual, com contatos para atendimento online, e um mapa presencial, com endereços de Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental ), hospitais psiquiátricos, ONGs e clínicas de faculdades.
O site também indica o atendimento de acordo com o tipo de paciente: para o público em geral, para profissionais da saúde e para grupos específicos, como pessoas que perderam parentes e amigos por Covid-19, idosos, gestantes e adolescentes.
Meditação
A meditação é um dos exercícios mais eficazes para acalmar a mente e focar no momento presente. Para dias de muito estresse, optar por um exercício de meditação para dormir é uma boa forma de não comprometer a qualidade do sono devido a rotina.
Exercício físico
Além de uma atividade importante para a manutenção da saúde do corpo, o exercício físico é uma boa alternativa para higienizar a mente. Ao se movimentar, a pessoa transfere o foco principal das preocupações e tarefas para as sensações físicas, além de estimular a liberação dos hormônios do prazer e bem-estar, afirma a fisiologista.
Banho relaxante
A água é um elemento que promove relaxamento quando entra em contato com o corpo. “Aproveitar um banho quente para relaxar e se desligar das obrigações diárias é um ótimo exercício de descontração e calma”, recomenda.
Organize a rotina
Delimitar o que, quando, onde e como uma tarefa deve ser realizada evita ansiedade e preocupações desnecessárias. De preferência, organize todos os compromissos do dia na noite anterior, antes de ir dormir. Ao fazer isso, há um controle maior sobre os pensamentos negativos e a rotina diária flui melhor.
Escute música
Escutar a playlist favorita pode fazer um bem danado ao cérebro. Além de um momento de descontração, alguns estilos musicais são capazes de mexer com as ondas cerebrais. “Experimente ter sempre uma música no local, em volume ambiente, isso cria um cenário menos impositivo e mais confortável.”
Seja otimista
Apesar dos pensamentos negativos serem uma ferramenta que ajuda a sinalizar problemas, pensar com foco nas chances de sucesso e criar possibilidades a partir dessa afirmação ajuda a acalmar a mente, garante Débora.