Associação Brasileira do Sono realiza pesquisa e dá dicas para dormir melhor na pandemia

A Associação Brasileira do Sono realiza uma pesquisa online para saber como está o sono da população brasileira durante a pandemia da Covid-19.

Para participar é preciso ter mais de 18 anos e responder a 36 perguntas no site da associação. As questões estão relacionadas a tempo e qualidade do sono antes e durante a quarentena, como acordar durante a noite e não conseguir voltar a dormir, hábitos alimentares e de lazer antes de ir para a cama, além de sintomas de depressão, ansiedade e de burnout.

Tendo em vista o impacto do isolamento social e do home office no sono da população, a associação lançou no ano passado uma cartilha com dicas para dormir melhor durante a pandemia.

Entre as orientações estão estabelecer uma rotina diurna, separando o tempo para o trabalho, a socialização com a família, as atividades domésticas, as refeições e atividades físicas.

A rotina noturna também deve ser organizada, como tentar dormir sempre no mesmo horário para manter os ritmos biológicos do organismo.

É importante evitar o uso de equipamentos eletrônicos, como computador, televisão e celular –nada de ficar olhando as redes sociais até  adormecer–, 1 hora antes de dormir. Além da emissão de luz desses equipamentos promover excitação fisiológica, pois sinaliza para o cérebro que ainda é dia, a informação ou conteúdo acessado pode levar ao estímulo cognitivo e emocional.

Pesquisa Sono Covid-19
Para participar, acesse o site Associação Brasileira do Sono
A cartilha com dicas para melhorar a qualidade do sono está disponível aqui