Metrô de Salvador ganha sala para plantão de escuta permanente do CVV

A estação Acesso Norte, que faz ligação entre as linhas 1 e 2 do metrô de Salvador, na Bahia, ganhou uma sala para oferecer atendimento de voluntários do CVV (Centro de Valorização da Vida) aos passageiros e colaboradores.

O espaço foi inaugurado em 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante a pandemia da Covid-19, as conversas serão virtuais. A área é individual e a pessoa pode ficar sozinha para falar com privacidade com um atendente do CVV pelo computador, que está lá disponível para isso.

Futuramente, quando a transmissão do coronavírus estiver mais controlada, os voluntários poderão atender presencialmente.

O serviço funciona sempre de segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 16h.

“É algo novo e que vai nos aproximar das pessoas. Teremos sempre um voluntário disponível para conversar por videoconferência com quem estiver no espaço, com a privacidade e a atenção necessárias para as pessoas que estão passando por momentos de angústia, solidão ou algum conflito”, conta Josiana Rocha, porta-voz do CVV em Salvador.

Para Álvaro Britto, gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia, diz que a ação é uma iniciativa da companhia para levar serviços de saúde aos passageiros.

“Será um projeto permanente, tornando o serviço mais acessível para a sociedade, já que estará disponível em um local de fácil acesso e com ampla divulgação. Nossos Agentes de Atendimento e Segurança atuarão junto com o CVV para identificar pessoas que eventualmente queriam conhecer o espaço, bem como na organização da demanda”, explica.

O QUE É O CVV

O CVV (Centro de Valorização da Vida) foi fundado em São Paulo, em 1962. É uma associação civil sem fins lucrativos e reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973.

O centro presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

A número telefônico 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, iniciou sua expansão para todo o Brasil, sendo concluída em junho de 2018, atingindo todos os estados.

Os contatos com o CVV são feitos por telefone pelo número 188 (atendimento 24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento espalhados pelo país) ou pelo site cvv.org.br, por chat e email. Nesses canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4.000 voluntários em todo o país.

Além dos atendimentos, o CVV também mantém o Hospital Francisca Julia, que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O CVV

Por telefone
Ligue para 188 a qualquer momento. O atendimento é 24 horas, gratuito e garante anonimato e sigilo absoluto

Por email
Acesse cvv.org.br/e-mail, preencha os campos com seu nome, email e mensagem, e um voluntário responderá assim que possível

Por chat
Para iniciar a conversa, acesse cvv.org.br/chat e clique no link indicado. O atendimento acontece de segunda a quinta, das 9h à 1h, às sextas, das 15h às 23h, aos sábados, das 16h à 1h, e aos domingos, das 17h à 1h

Atendimento pessoal
O atendimento pessoal está temporariamente suspenso devido à pandemia da novo coronavírus. No entanto, quando for seguro, você poderá conversar pessoalmente com um voluntário do CVV nos postos de atendimento. Acesse cvv.org.br/postos-de-atendimento e procure o endereço mais próximo. Também é possível enviar uma carta, que será respondida por um voluntário

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