No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, metrô de SP tem cantinho do desabafo e ações de conscientização

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, nesta sexta-feira (10), o metrô de São Paulo promove diversas ações para conscientizar a população sobre transtornos mentais e a importância de procurar ajuda.

Nas estações das linhas 4-amarela e 5-lilás serão oferecidas cartilhas, produzidas pelo movimento Falar Inspira Vida, com conteúdo sobre sintomas e tratamentos para depressão. O material ficará disponível nos nichos de leitura e também podem ser acessados pelo site falarinspiravida.com.br.

Na estação Paulista, na linha 4-amarela, os passageiros poderão brincar com um game que faz parte da campanha “Jornada do Acolhimento – Inspirando o cuidado com a depressão”.

O jogo, desenvolvido por especialistas em saúde mental e associações de pacientes, pretende estimular a busca por ajuda médica e a empatia por meio de uma linguagem lúdica que explica o que é depressão, como é feito o diagnóstico, quais são os tratamentos e como apoiar uma pessoa que sofre com a doença.

O Projeto Help, que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio, oferecerá um espaço de escuta conhecido como cantinho do desabafo nas estações Luz, nesta sexta e no dia 28, Capão Redondo, no dia 14, Largo Treze, no dia 17, e Campo Limpo, no dia 24, sempre das 14h às 16h. Os voluntários que fazem parte da ação passam por um treinamento com especialistas da área da saúde mental.

Na São Paulo-Morumbi, o Projeto Help apresenta uma exposição de painéis sobre a valorização da vida.

A Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), que lançou em 1º deste mês a campanha Bem Me Quer, Bem Me Quero, também distribui cartilhas nos nichos de leitura das linhas 4-amarela e 5-lilás com informações sobre depressão, transtorno bipolar e ansiedade. O público também poderá fazer download gratuito do material no hotsite (bemmequerbemmequero.com).

O girassol foi escolhido como o símbolo da ação da Abrata pela cor amarela, por representar a felicidade e, de acordo com a campanha, precisar do apoio de todo o ecossistema para se manter firme, mesmo em dias nublados.

A planta está presente nos painéis do artista paulistano Apolo Torres que ficarão expostos nas estações Sé, Luz e Consolação do metrô. As três obras são iguais e têm 3 metros de largura e 2,40 metros de altura.

Painel do artista paulistano Apolo Torres que ficará expostos nas estações Sé, Luz e Consolação do metrô de São Paulo (Divulgação)
Painel do artista paulistano Apolo Torres que ficará exposto nas estações Sé, Luz e Consolação do metrô de São Paulo (Divulgação)

Todas as ações fazem parte do Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O movimento foi criado no Brasil, em 2015, por iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Este mês foi escolhido porque é nele que ocorre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, criado em 2003 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pela Associação Internacional para Prevenção de Suicídio e pela Federação Mundial para Saúde Mental.

Movimento Falar Inspira Vida
até 30 de setembro, das 10h às 16h
• Game na estação Paulista, linha 4-amarela
• Distribuição de cartilhas nos nichos de leitura de todas as estações das linhas 4-amarela e 5-lilás serão
• Painéis informativos

Cantinho do desabafo
Dias 10 e 28, na estação Luz, das 14h às 16h
Dia 14, na estação Capão Redondo, das 14h às 16h
Dia 17, na estação Largo Treze, das 14h às 16h
Dia 24, na estação Campo Limpo, das 14h às 16h

Bem Me Quer, Bem Me Quero
painéis de Apolo Torres nas estações Sé, Luz e Consolação, até 30/9
acesse o conteúdo da campanha com informações sobre saúde mental em bemmequerbemmequero.com

SE ESTIVER EM SOFRIMENTO, PROCURE O CVV

O CVV foi fundado em São Paulo, em 1962. É uma associação civil sem fins lucrativos e reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973.

O centro presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Por telefone
Ligue para 188 a qualquer momento. O atendimento é 24 horas, gratuito e garante anonimato e sigilo absoluto

Por email
Acesse cvv.org.br/e-mail, preencha os campos com seu nome, email e mensagem, e um voluntário responderá assim que possível

Por chat
Para iniciar a conversa, acesse cvv.org.br/chat e clique no link indicado. O atendimento acontece de segunda a quinta, das 9h à 1h, às sextas, das 15h às 23h, aos sábados, das 16h à 1h, e aos domingos, das 17h à 1h

Atendimento pessoal
O atendimento pessoal está temporariamente suspenso devido à pandemia da novo coronavírus. No entanto, quando for seguro, você poderá conversar pessoalmente com um voluntário do CVV nos postos de atendimento. Acesse cvv.org.br/postos-de-atendimento e procure o endereço mais próximo. Também é possível enviar uma carta, que será respondida por um voluntário

Siga o blog Saúde Mental no TwitterInstagram Facebook.